quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

American deve manter frota


A Embraer espera que a American Airlines mantenha a maior parte de sua frota de aeronaves regionais após o fim do processo de recuperação judicial da companhia, disse, por meio de uma nota, o vice-presidente executivo da fabricante brasileira para o Mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva.

O executivo afirmou, porém, não saber ao certo quantos aviões desse tipo permanecerão na frota da empresa norte-americana, que anunciou concordata em novembro de 2011.

Ainda não sabemos ao certo quantas aeronaves regionais permanecerão na sua frota, acreditamos que a maioria”, afirmou Souza e Silva, acrescentando que vê oportunidades de negócio com a American envolvendo jatos maiores, como os E-Jets.

No comunicado enviado à imprensa, o executivo também disse acreditar que a companhia saia do processo de reorganização com um custo inferior ao que tem hoje. Com isso, segundo ele, a empresa poderia competir e investir de forma a se tornar novamente uma das principais companhias aéreas.

ACERTO

Ontem, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou ter sido procurado pela American Airlines para abrir um canal de negociação em relação à sua dívida com o banco referente ao financiamento da aquisição de aviões da Embraer nos últimos anos. A informação foi divulgada na edição de ontem do jornal Valor Econômico.

A assessoria de imprensa do BNDES informou que o banco foi procurado pela empresa logo após entrar em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, no final do ano passado, embora ainda não esteja na condição de inadimplente.

O BNDES não deu mais detalhes sobre os financiamentos da American Airlines com o banco, que foram firmados por meio da linha de crédito à exportação BNDES Exim. Nesse tipo de operação, o financiamento do BNDES é feito diretamente com o comprador do bem exportado e funciona como um dos fatores competitivos para o fabricante, que recebe o pagamento à vista do banco.

Nenhum comentário: