segunda-feira, 28 de julho de 2008

Brasileiro assume a Presidência do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF)

Presidente Antonio Gustavo Rodrigues
Fonte: Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF)

O Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Antonio Gustavo Rodrigues, chefiou a delegação brasileira na Reunião Plenária do GAFI/FATF, realizada em Londres, Reino Unido, entre os dias 16 e 20 de junho de 2008. No final da reunião, assumiu o cargo de Presidente do Grupo para o período 2008-2009, apresentando o plano de ação de seu mandato que terá como prioridade a utilização do universo de atuação do GAFI/FATF para a busca do desenvolvimento das nações, principalmente aquelas de menor desenvolvimento econômico relativo.
Também priorizará, durante o exercício da Presidência que se inicia em 1º de julho de 2008, a promoção global dos estândares do GAFI/FATF, a identificação para uma resposta eficiente a novas ameaças e o incremento no relacionamento com outros atores internacionais importantes como os Grupos regionais responsáveis pela replicação dos padrões internacionais nos diferentes continentes, os organismos financeiros internacionais, tais como o Fundo Monetário, o Banco Mundial e os Bancos de Desenvolvimento dos diversos continentes, além do setor privado.
A assunção do Brasil à presidência do GAFI/FATF materializa o reconhecimento internacional dos esforços empreendidos pelo País no campo da prevenção e do combate à lavagem de dinheiro, merecendo destaque o fato de ser a primeira vez na história do Grupo que um país latino-americano ascende a este posto.
O GAFI/FATF é o organismo intergovernamental responsável pela elaboração e implementação das políticas e recomendações internacionais dirigidas à luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Criado em 1989, por iniciativa do G-7, e sediado em Paris, o Grupo congrega 34 países membros, em sua grande maioria nações desenvolvidas, além de diversas organizações internacionais observadoras.
A primeira reunião plenária do GAFI sob a presidência brasileira será realizada entre os dias 13 e 17 de outubro de 2008 na cidade do Rio de Janeiro. Antonio Gustavo Rodrigues exercerá a função de Presidente do GAFI/FATF, sem se desvincular de suas atribuições à frente do COAF. Fonte: Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).




Nenhum comentário: