terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Abertas as inscrições para agente penitenciário federal

Foto: Google

As penitenciárias federais de Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) estão mais próximas de entrar em funcionamento. Nesta segunda-feira (1º), o Diário Oficial da União publicou edital para a contratação de 600 agentes.
As obras das duas unidades já estão concluídas, mas não puderam ser inauguradas por falta de profissionais. Com a aprovação das vagas pelo Ministério do Planejamento, provavelmente ainda no primeiro semestre do ano que vem começam a operar - depois do concurso e das aulas de preparação cerca de 250 agentes serão enviados a cada uma delas.
O restante ficará distribuído entre os presídios de Catanduvas e Campo Grande, que funcionam desde 2006. Os futuros servidores públicos irão trabalhar na vigilância e custódia de presos de alta periculosidade, como traficantes, seqüestradores, assassinos e assaltantes de banco.
Os nomes dos bandidos são sugeridos pelos próprios estados e aprovados pelo Poder Judiciário. Hoje, entre os que cumprem pena nas penitenciárias federais estão os traficantes Márcio Nepomuceno (Marcinho VP) e Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira Mar); e o seqüestrador chileno Maurício Hernández Norambuena. As penitenciárias federais foram criadas pelo Ministério da Justiça para isolar os líderes do crime organizado de outros presos comuns, e não como saída para a superlotação do sistema penitenciário. Desde que as de Catanduvas e de Campo Grande foram inauguradas, praticamente não houve rebeliões nos 21 estados que mandaram detentos para o sistema.
Incrições
As inscrições terminam no dia 15 de janeiro e podem ser feitas no site
www.funrio.org.br. É necessário que o interessado tenha concluído pelo menos o nível médio e pague taxa de inscrição de R$ 80.
A prova objetiva está marcada para 15 de fevereiro. A lista completa das cidades onde ela será aplicada consta do site da organização do concurso. Fazem parte do conteúdo programático: língua portuguesa, direito constitucional, administrativo, penal e processual, direitos humanos, conhecimentos de informática e raciocínio lógico. Os candidatos aprovados nesta etapa serão submetidos a exames de aptidão física, psicológica e avaliação de antecedentes pessoais. A remuneração inicial da categoria é de R$ 3,2 mil, mais gratificação de desempenho. E ainda esta semana o Diário Oficial da União publica o edital para o concurso destinado a médicos, psicólogos e assistentes sociais, além de técnico penitenciário, responsável pelos serviços administrativos das penitenciárias federais.

Mais informações: com Júlio Barreto pelo telefone 61 3429.3656 e 3429.3423. Fonte: // Ministério da Justiça

Nenhum comentário: