quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Anistia é dada a Chico Mendes em momento de emoção

Foto: Radiobras

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça aprovou por unanimidade, pedido de anistia política do ex-líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988. Marcada pela emoção, a sessão foi realizada na capital do Acre, Rio Branco, um dos palcos das muitas lutas travadas por Mendes a favor da igualdade entre os homens e da preservação ambiental.
“Mendes era um homem à frente do seu tempo. Sua anistia é a afirmação do processo democrático no Brasil”, disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, que prestigiou o ato. “foi um sujeito civilizatório que combateu a desigualdade, a violência e a impunidade”.
A anistia do ex-sindicalista também foi saudada pelo governador Binho Marques. “Hoje não é um dia qualquer. A anistia de Chico Mendes faz do Brasil um país mais importante, atento à questão dos direitos humanos”, afirmou o governador.
A decisão da Comissão, inclusive, acontece na data em que é comemorada os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e véspera dos 40 anos de edição do Ato Institucional numero 5, o AI-5, símbolo maior da censura no Brasil.
Para a viúva de Mendes, que protocolou o pedido na Comissão em 2005, o momento é histórico para o Acre e o Brasil. “Meu marido nunca incitou o crime, pelo contrário, ele foi um defensor da vida”, declarou emocionada Ilzamar Mendes.
Além do pedido de Mendes, outros processos estão sendo julgados em Rio Branco. // Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário: