domingo, 7 de dezembro de 2008

Seminário discute Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo

Foto: Google



Embora o Brasil não tenha registros de atos terroristas a preocupação no combate a esse tipo de crime é global - afeta os direitos humanitários e produz vítimas em massa. A partir de segunda-feira (8) o assunto será destaque de um seminário promovido pelo Ministério da Justiça, em Brasília, sobre as conseqüências da lavagem de dinheiro – fonte de financiamento de organizações criminosas.
A iniciativa de tratar o tema é de outros também ligados à lavagem de dinheiro é da Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc). O encontro visa o treinamento de agentes públicos, mais a troca de experiência entre os países como a Itália, Espanha, México, Argentina, Estados Unidos e Canadá.
Para o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, depois dos ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos, o mundo se uniu para prevenir e proteger seus territórios. “O terrorismo constitui uma verdadeira ameaça para as Nações e para os povos, em geral. O Brasil não pode fugir ao debate somente por se considerar um país pacífico”, afirmou. “A discussão é extremamente importante, pois as organizações criminosas e os terroristas utilizam-se dos mesmos canais para lavar dinheiro e financiar suas ações”.
Por se tratar de crime que ameaça as instituições democráticas, o terrorismo é um desafio para o ordenamento jurídico internacional. Nesse sentido, o seminário pretende elevar a discussão às normas existentes e ações punitivas de colaboração, como a extradição de criminosos.
Além dos organismos internacionais e representação de seis países, participam do seminário, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e o Departamento de Polícia Federal (PF). // Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário: