sábado, 25 de abril de 2009

Brasil apresenta em Viena preparativos para Congresso contra o crime

Foto: Google

Mais de duas mil pessoas estão sendo esperadas para o 12º Congresso sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, em Salvador (BA), no próximo ano. O vídeo de apresentação do encontro, produzido pelo Ministério da Justiça, foi assistido por representantes de 110 países, dos quais 70 observadores, que participam em Viena, na Áustria, da 18ª Sessão das Nações Unidas (ONU) contra crimes transnacionais - The Commission on Crime Prevention and Criminal Justice.
“O vídeo foi um sucesso e o Congresso no Brasil está sendo esperado como um grande fórum para a discussão de medidas que ultrapassem fronteiras e desarticulem organizações responsáveis, por exemplo, pela corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, tráfico de drogas e de pessoas”, declarou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, que se encontra na capital austríaca. “Vamos definir respostas ao crime global”.
Segundo o secretário, a melhor forma de combater o crime dá-se pelo estrangulamento das atividades financeiras desses grupos, por meio do rastreamento, bloqueio e confisco dos bens de seus integrantes. É a base para a ratificação e implementação das convenções de Palermo e de Mérida, atos normativos da ONU abrangentes no combate ao crime organizado transnacional.
“As autoridades devem estar atentas neste momento de crise e as instituições financeiras precisam ter cautela redobrada para não se capitalizarem com recursos provenientes das organizações criminosas”, alertou o secretário. “Agora, elas vão tentar, mais do que nunca, lavar os seus ativos ilícitos”.
Durante a Sessão das Nações Unidas em Viena, que terminou nesta sexta-feira (24), Tuma Júnior tratou de questões que podem resultar em acordos bilaterais importantes na área, como a implementação em outros países de uma tecnologia genuinamente brasileira, o LAB-LD - destaque no apoio a investigações, com análises de grandes volumes de dados. Também foi oficializada a realização de um Workshop no Congresso de 2010, na Bahia, coordenado pela SNJ, sobre práticas de melhores políticas na prevenção da criminalidade urbana. // Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: