sábado, 18 de outubro de 2008

Cronologia do sequestro em Santo André

Foto: O Globo.

O mais longo caso de cárcere privado registrado no Estado de São Paulo começou na tarde de segunda-feira. O auxiliar de produção Lindemberg Fernandes Alves, 22 anos, que namorou durante quase três anos com Eloá Cristina da Silva, 15, estaria inconformado com o fim do relacionamento e invadiu o apartamento da família dela por volta das 13h30, fazendo quatro reféns - a garota e mais três colegas de escola.
Na noite de segunda-feira, os garotos Iago e Vitor são libertados. No dia seguinte, a polícia retoma as negociações. O jovem atira duas vezes em direção à multidão que cerca o prédio, de manhã e à tarde. Pouco depois, a energia elétrica do apartamento é cortada. Lindemberg avisa que só vai negociar novamente se a energia for restabelecida. A polícia acata e Naiara é libertada.
Na quarta, as negociações emperram. Lindemberg dá entrevistas por telefone a emissoras de TV e avisa à jornalista Sonia Abrão, da RedeTV!, que vai matar Eloá caso a polícia invada o local. A adolescente também fala e afirma que "está tudo bem".
Inesperadamente, Naiara retorna ao local na manhã de quinta-feira na tentativa de convencer o rapaz a se entregar, ficando novamente no apartamento. Apesar de a polícia informar que ela poderia deixar o local quando quisesse, isso não aconteceu. Especialistas criticaram a volta da adolescente.
Durante a tarde, o superintendente de Futebol do São Paulo e vereador eleito pela capital paulista, Marco Aurélio Cunha, se dirigiu de helicóptero ao local, também com o intuito de ajudar as negociações. A iniciativa de Cunha teria sido motivada pelo gesto de Lindemberg de colocar uma camiseta do time de futebol na janela do apartamento. Os advogados do clube acompanharam o dirigente, que não conseguiu atingir seu objetivo.
Nesta sexta, o seqüestro parecia estar perto de um desfecho tranqüilo. O advogado Eduardo Lopes, que defendia Lindemberg, afirmou à tarde que o rapaz recebeu do promotor de Justiça Augusto Rossini garantias de que sua integridade física seria mantida e que, diante disso, se entregaria em breve. Rossini havia sido designado pela Procuradoria Geral do Estado para negociar a rendição do rapaz.
No entanto, o apartamento acabou invadido por volta das 18h10, quando era organizada uma coletiva de imprensa no local. Segundo a polícia, foi ouvido um tiro e agentes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) se dirigiram ao apartamento. Uma bomba de efeito moral estoura.
Naiara é a primeira pessoa a deixar o local, andando ao lado de um policial. Eloá é levada em uma maca, enquanto Lindemberg é colocado em uma viatura. // Fonte: Diário On Line.

Nenhum comentário: