quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Governo colombiano afirma: FARC têm células de apoio em 26 países

Foto: Google


A guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) criaram células de apoio em 26 países e gerenciam cerca de US$ 2 bilhões (R$ 4,5 bilhões) anuais, afirmou nesta quarta-feira o governo colombiano em um relatório enviado à Interpol, baseado em dados encontrados nos computadores apreendidos em acampamentos rebeldes.
"Das profundezas da selva, as Farc conseguiram estabelecer contatos, conexões e células de apoio em pelo menos 26 países", afirma o diretor da polícia colombiana, general Oscar Naranjo, citado em um comunicado da Presidência.
Naranjo, que, segundo a Presidência, apresentou o relatório em São Petersburgo, na Rússia, na 77ª assembléia da Interpol, disse que a informação foi encontrada nos computadores apreendidos na operação das tropas colombianas no Equador que terminou com a morte de Raúl Reyes, número dois das Farc, em março deste ano.
O oficial estimou ainda que as Farc contam atualmente com 10 mil combatentes.

Campo minado
Ao menos oito militares colombianos morreram ao cruzar um campo minado supostamente construído pelas Farc no departamento (Estado) de Nariño, no sul da Colômbia, anunciou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa.
Conforme o ministério, as explosões atingiram militares da brigada 29 do Exército, na zona rural do município de Barbacoas. Morreram, ao todo, sete soldados e um suboficial. Os oito corpos foram transferidos para a cidade de Pasto, capital de Nariño. Não há informações a respeito de eventuais feridos.
Os militares atribuíram a instalação dessas minas à coluna "Daniel Aldana" das Farc, que atua na região, e já iniciaram uma operação para tentar localizar os rebeldes. // Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: