sábado, 17 de janeiro de 2009

Combate preventivo: SP ganha laboratório contra a lavagem de dinheiro

Foto: Google

São Paulo terá o seu primeiro laboratório de tecnologia contra a lavagem de dinheiro (LAB-LD). O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões, sendo a primeira entrega de equipamentos prevista ainda para este semestre.
O Ministério da Justiça já investiu R$ 6 milhões para a criação dos laboratórios no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e no Distrito Federal, incluindo o primeiro deles no Departamento de Polícia Federal, em Brasília. O LAB-LD tem sido decisivo no apoio a investigações, como o cruzamento de dados com a Polícia Federal que desencadeou a Operação Aquarela, responsável por desarticular uma máfia especializada em lavagem de dinheiro.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “São Paulo é o estado que mais denuncia casos de lavagem de dinheiro. Com o laboratório, a análise de informações será aprimorada, o que possibilitará o processamento de grandes volumes de dados. Assim, reduziremos o tempo das investigações, tornando-as mais eficientes e eficazes”, frisou Tuma Júnior. O convênio foi assinado durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Na oportunidade também foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Conselho para a implementação do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD).
O objetivo é desenvolver as habilidades dos agentes públicos na adoção de medidas preventivas, condução de inquéritos e ações penais no crime de lavagem de dinheiro. Desde sua implementação, em 2004, o PNLD já capacitou mais de 4.246 profissionais. // Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: