domingo, 4 de janeiro de 2009

Sistema Penitenciário Federal reduz em 70% rebeliões nos estados

Foto: Google

Após dois anos e seis meses em funcionamento, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) se consolidou como uma das principais ferramentas de combate ao crime organizado à disposição dos estados e do Distrito Federal.
Desde que as unidades de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS) foram inauguradas, em 2006, houve redução de cerca de 70% nas ocorrências de rebeliões, motins e mortes nas penitenciárias dos estados que mandaram detentos aos presídios federais. A informação é do setor de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a quem o SPF é subordinado.
“A proposta principal do Sistema Penitenciário Federal é manter sob custódia os ases da criminalidade nacional e internacional para que eles não interfiram nos presídios de seus estados nem tenham condições de comandar organizações criminosas”, explica o diretor do sistema, Wilson Damázio. “Há ainda o propósito de proteger os presos, condenados ou provisórios, que não podem ficar em seus estados por conta de disputas envolvendo organizações criminosas”, completou.
Em 2009, o governo federal terá ainda mais condições de fazer frente ao crime organizado nacional e transnacional. Ainda no primeiro semestre devem ser inauguradas as penitenciárias federais de Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), que já estão prontas. Também no ano que vem terão início as obras da unidade do Distrito Federal, prevista para entrar em funcionamento em 2010.
“O objetivo é transformar o SPF em um paradigma do sistema carcerário, com normas rígidas, mas sempre observando os direitos dos presos estabelecidos pela Lei de Execuções Penais”, afirma o diretor-geral do Depen, Airton Michels.
Atualmente, cumprem pena no sistema os traficantes Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira Mar), Márcio Nepomuceno (Marcinho VP) e o seqüestrador chileno Maurício Norambuena.
Sistema Penitenciário Federal em números:
- 4 penitenciárias concluídas - Campo Grande e Catanduvas em pleno funcionamento
- Unidades de Porto Velho e Mossoró serão inauguradas em 2009
- Penitenciária do Distrito Federal terá as obras iniciadas em 2009
- Total de vagas disponíveis hoje: 416
- Mortes, rebeliões e apreensões de celulares nas penitenciárias federais: 0
- Previsão de vagas disponíveis para 2009: 832
- Total de presos que já passaram pelo sistema: 509
- Total de vagas solicitadas pelos estados: 938
- Total de vagas deferidas: 860

* A diferença entre as vagas deferidas e o número de presos que passaram pelo sistema é resultado dos processos que estão sendo analisados pelo Judiciário

Ações relevantes
- Assistência à saúde dos presos por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras
- Assistência jurídica integral pela Defensoria Pública da União
- Quatro refeições diárias para os detentos
- Visitas sociais semanais de 3 horas e visitas íntimas quinzenais de 1 hora
- Entrevista com advogados mediante agendamento
- Educação profissional por meio de convênios como Senai
- Desenvolvimento do projeto Pintando a Liberdade em parceria com o Ministério do Esporte. Os presos são capacitados a produzir bolas de futebol e material esportivo
- Assistência religiosa
- Realização de concurso público em 2009 para a contratação de 600 agentes penitenciários
- Visita virtual, que permite aos presos ter contato com parentes que moram longe dos presídios e não tem condições de visitá-los pessoalmente
Funcionamento da Corregedoria-Geral
- Apoio aos sistemas estaduais em varreduras eletrônicas para detectar celulares em presídios
- Investimento em equipamentos e na formação dos agentes penitenciários federais em técnicas de vanguarda
- Ações em conjunto com as polícias Federal e Civil dos estados na produção de informação estratégica para a área de segurança pública. // Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário: