sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Território de Paz

Foto: Google

Itapoã será modelo do Território de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no Distrito federal. Considerada a terceira região administrativa mais violenta da região, recebeu do Ministério da Justiça, recentemente, mais de 28 projetos do Programa.
O ministro Tarso Genro explicou a importância do modelo proposto pelo Pronasci: a proximidade da polícia com a comunidade e a participação dos próprios moradores nas ações. “Com o Pronasci o policial não entra mais naquela zona de conflito e sai. Ele entra, fica e vai conviver com todos vocês”, disse. “Aqui em Itapoã vamos também dar oportunidade àqueles jovens que não querem fazer parte do mundo do crime, com atividades culturais, artísticas esportivas, de educação e cidadania”.
No total, 90 mil habitantes devem ser beneficiados é de que os índices de criminalidade reduzam em um terço até um ano. Segundo o secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, é a primeira região do país que implantará uma central de inteligência com 25 câmeras de videomonitoramento – instaladas nas áreas mais violentas da cidade. “Além disso, o efetivo com 32 policiais comunitários estão prontos a atuar nos dois postos construídos no local”.
O rapper e presidente de honra da Central Única das Favelas (CUFA), MV Bill, disse que o Pronasci chega numa boa hora para se repensar a segurança. “Venho de um local, que é a cidade de Deus, conhecido pela violência. Acredito na prevenção e no diálogo que o Pronasci propõe com a comunidade”.
O governador José Roberto Arruda convidou a todos de Itapoã e às autoridades presentes no lançamento do Território de Paz para um encontro na mesma data e local em um ano. “Itapoã será outra cidade com ruas asfaltadas, os meninos na escola, o restaurante comunitário funcionando, a nossa vila olímpica cheia de crianças”.
O projeto Território de Paz chegou a Santo Amaro em Recife (PE), ao Complexo do Alemão no Rio de Janeiro e a Zona de Atendimento Prioritário 5 em Rio Branco (AC). A iniciativa marca o início de uma nova etapa do Pronasci, cada vez mais integrado com a população. // Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: