terça-feira, 11 de novembro de 2008

Abin pretende impedir acesso da PF a informações sigilosas

Foto: ABIN

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tentará impedir a Polícia Federal de ter acesso a dados sigilosos guardados nos equipamentos eletrônicos apreendidos durante as investigações que apuram o vazamento de informações da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado federal Protógenes Queiroz, e que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e o ex-prefeito Celso Pitta, em julho.
O órgão informou nesta terça-feira que estuda a adoção de medidas judiciais para evitar que esses dados cheguem ao conhecimento de pessoas de fora da agência, o que poderia colocar em risco agentes e operações secretas em andamento.
A Abin não informou o grau de sigilo das informações guardadas nos computadores apreendidos na semana passada nos escritórios da agência em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e na casa de dois diretores do órgão, mas garante que se trata de dados de segurança nacional, produzidos para a Presidência da República.
O novo episódio da novela em que se transformou a operação Satiagraha agrava a crise entre Polícia Federal e Abin. No órgão de inteligência, causaram mal-estar as informações divulgadas esta semana pela imprensa sobre o relatório que apura justamente o vazamento de informações da operação Satiagraha a jornalistas. // Fonte: JB Online

Nenhum comentário: