domingo, 9 de novembro de 2008

Laboratório do MJ leva a condenações por lavagem de dinheiro

Foto: Google

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), do Ministério da Justiça, foi decisivo para a condenação em São Paulo de quatro integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). O trabalho foi resultado também da atuação da Polícia Civil do estado e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).
“Nosso laboratório analisa um grande número de informações e reduz o tempo de apuração”, informou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. “Neste caso específico, o LAB-LD produziu relatórios que demonstram a passagem de valores ligados ao PCC pelas contas bancárias de mulheres que visitavam integrantes presos da facção, o que acelerou e facilitou o trabalho da Justiça”.
Em 2006, após a série de ataques do PCC contra alvos civis e as forças de segurança do estado, a Polícia Civil, o GAECO e o LAB-LD começaram a mapear o suporte financeiro da atuação da facção criminosa. A suspeita inicial era de que Wilson Roberto Cuba - o Rabugento - e Alexandre Euclides Palermo - o Catatau - haviam aberto diversas contas bancárias em nome de suas companheiras, a fim de ocultar o dinheiro de origem ilícita.

Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro
O Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro é uma das ações estruturais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o enfrentamento à corrupção e ao crime organizado.
Este ano foram assinados seis convênios pela SNJ para replicar o modelo em outros órgãos – no âmbito federal e estadual. Entre os parceiros estão: a Polícia Federal; as secretarias de segurança pública da Bahia e do Rio de Janeiro; os ministérios públicos de Goiás, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
Além destes seis convênios estão previstas mais quatro unidades do LAB-LD. A quantidade de Laboratórios replicados, no entanto, pode ser superior a essa previsão, devido à grande demanda. “A replicação do LAB-LD país afora levará a um número cada vez maior de sentenças condenatórias por lavagem de dinheiro”, destacou Tuma Júnior. “Isso permitirá atacar mais efetivamente o fluxo financeiro que alimenta as organizações criminosas, como o PCC, cujas finanças já serão afetadas por esta condenação da Justiça de São Paulo”. // Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: