quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Esperança? Índice de homicídios mantém queda no Rio

Foto: Google

Números do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados na segunda mostram que o índice de homicídios continua em queda no Estado. De acordo com os dados, de janeiro a agosto deste ano houve uma redução de 10,1%, comparada ao mesmo período de 2007.
As análises mostram ainda que houve queda nos autos de resistência (pessoas mortas em confronto com a polícia) – queda de 5,9% na comparação entre os primeiros oito meses de 2007 e 2008.
Embora continue em queda, o crime de homicídio doloso (com a intenção de matar) apresentou no período o menor número de vítimas desde 1991, com redução de 17,9% em comparação a agosto de 2007, ou seja, menos 94 vítimas.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a pesquisa indica a atuação ostensiva da polícia no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas.
– Se olharmos para um período anterior, veremos que o homicídio vem caindo. Isso se deve ao combate aos grupos criminosos, ao tráfico de drogas e, efetivamente, à repressão às milícias. Os mesmos dados do ISP nos dizem que na medida em que combatemos quadrilhas e organizações criminosas diminuímos homicídios.
Beltrame usou como exemplo o trabalho da polícia na Zona Oeste, onde tem sido atacada a atuação de grupos de milicianos.
– Combatemos a milícia naquela área, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, e diminuímos em 50% os casos de homicídio. São pessoas que cometem assassinatos para procurar passar autoridade com isso – avalia Beltrame.
O secretário comentou ainda a redução drástica nos casos de auto de resistência. Em comparação a agosto de 2007, a queda é de 76,4%. Entretanto, o secretário ainda não considera o resultado satisfatório, embora o atribua ao trabalho de supervisão dos batalhões, uma decisão conjunta entre a secretaria e o comando da Polícia Militar, de acordo com Beltrame.
– Baixamos a determinação, junto com o comandante da Polícia Militar de que as patrulhas, antes do deslocamento para atender ocorrências consideradas emergenciais, façam uma comunicação com a sua supervisão. Locais considerados conflagrados são avaliados para ver se é preciso mandar reforço, ou se a equipe está autorizada a agir – conta o secretário. – Não consideramos ainda uma vitória, é um dado de dois meses, isso não está consubstanciado. Esperamos que essa tendência se mantenha.

Menos carros roubados
Outra ocorrência que apresentou redução no último levantamento foi roubo de veículos, com 15,2% no acumulado do ano. Em relação ao mesmo mês de 2007, o delito teve redução de 7,1%.
Em contrapartida, o roubo a transeunte foi uma das práticas criminosas que cresceram no Estado. O aumento de janeiro a agosto chegou a 17,2%, com 6.580 vítimas a mais. Em relação a agosto de 2007, o índice também teve alta, de 6,6%.
A capital ainda lidera no número de ocorrências em todo o Estado e se mantém com o mesmo percentual de julho: 50,8% dos registros. // Fonte: JB Online

Nenhum comentário: