terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pesquisa mostra índices de violência em países da América Latina

Foto: Wikipedia

O Ministério da Justiça lança nesta terça-feira (25), na Sala de Retratos, o "Mapa da Violência: os Jovens da América Latina". O estudo - resultado de uma parceria com a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla) e o Instituto Sangari - apresenta números de mortes causadas por armas de fogo, suicídio e acidentes de trânsito.
Esta é a nona publicação da série Mapas da Violência, porém, a primeira a focar o continente. O Sistema de Informação Estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS) contribuiu como principal fonte dos dados e a faixa etária contemplada abrange jovens de 15 a 24 anos.

Dados preliminares
Os países da América Latina se destacam por suas elevadas taxas de mortalidade por armas de fogo - não apenas entre os jovens. Os quatro países com os maiores índices são: Colômbia, El Salvador, Brasil e Venezuela.
A pesquisa também relaciona os indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as taxas de homicídios. Há evidências do avanço da violência envolvendo jovens, apesar de quedas significativas nas ocorrências a partir de 2002 na Colômbia, e de 2003 no Brasil.
Estarão presentes ao evento: o secretário-executivo, do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, o diretor da Ritla, Jorge Werthein, e o diretor de Pesquisas do Instituo Sangari, Julio Jacobo Waiselfisz. // Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário: