quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cérebro tem um 'circuito do ódio'

Foto: Wordpress

Pesquisadores britânicos anunciaram nesta quarta-feira que conseguiram identificar no cérebro humano o "circuito do ódio", área associada à agressividade. Segundo os cientistas da Universidade de Londres, essa região cerebral não está ligada a emoções como o medo ou o perigo.
O estudo, realizado com 17 pacientes entre homens e mulheres, foi publicado nesta quarta pela revista científica PLoS One. Os pesquisadores Semir Zeki e John Romaya escanearam o cérebro dos voluntários enquanto estes olhavam para fotos de pessoas que odeiam e de outras que não conheciam.
Ao enxergar pessoas de quem não gostavam, os voluntários ativavam em seu cérebro uma aérea que inclui estruturas no córtex e também no subcórtex, assim como componentes cerebrais que induzem o ser humano ao ato de agredir.
O "circuito do ódio" também inclui a região frontal do córtex, que os cientistas acreditam ser a responsável por prever as ações do outro. Segundo os pesquisadores, essa região faz parte do circuito provavelmente porque prever as ações de alguém é um importante alerta quando estamos diante de pessoas odiadas.
Semir Zeki explicou que algumas partes do "circuito do ódio" coincidem com a região cerebral da força em algumas pessoas em que a intensidade do ódio é grande. "Essa descoberta pode ajudar na obtenção de provas em investigações criminais", completou. Fonte: IBCCrim

Nenhum comentário: