terça-feira, 9 de setembro de 2008

CNJ realizará seminário sobre execução penal

Foto: Google

A gestão do cumprimento de mandados de prisão, o controle da população carcerária e dos sistemas de execução penal serão debatidos no I Seminário sobre Execução Penal, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove no próximo dia 11, em Brasília. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, fará a abertura do evento, ao lado de autoridades do Executivo, Legislativo e Ministério Público.
Magistrados de varas de execuções penais vão aprofundar as discussões sobre as formas de controle das penas restritivas de liberdade nas modalidades de regime fechado e nos demais regimes. A informatização das varas de execuções penais e dos presídios está na pauta dos grupos de trabalho, assim como a efetiva inserção social dos egressos do sistema penal.
O Seminário iniciará às 9h do dia 11 na Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), localizada no setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, em Brasília. Na programação da manhã, a apresentação dos sistemas Infopen de estatística e de gestão do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, além de sistemas dos tribunais de Justiça do Distrito Federal e Territórios e de Sergipe. À tarde, será a vez dos grupos de trabalhos que irão subsidiar a apresentação do relatório final do evento, previsto para as 17h.
Os resultados do mutirão carcerário realizado recentemente, que beneficiou 422 presos da penitenciária Plácido de Sá Carvalho, no Rio de Janeiro, serão avaliados no Seminário. O mutirão foi o primeiro desencadeado em projeto-piloto lançado no mês passado pelo ministro Gilmar Mendes, com o objetivo de agilizar a concessão de benefícios a presos. // Fonte: STF

Nenhum comentário: