segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Campanha vai combater tráfico de pessoas no Carnaval

Foto: Google

A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) vai participar, junto com vários órgãos públicos, da campanha educativa contra a exploração sexual durante o Carnaval, especialmente de crianças e adolescentes A campanha vai atingir áreas muito procuradas por aliciadores no estado de Pernambuco e na cidade de São Paulo. O material publicitário (camisetas, folders, banners, cartazes) vai ser distribuído em aeroportos, rodoviárias, pontos de táxis, bares, restaurantes, hotéis e nos locais de folia (sambódromo, avenidas, blocos).
Para o coordenador do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Ricardo Lins, a sociedade pode ajudar a prevenir e reprimir esse tipo de crime se ficar atenta às diversas formas de abordagem dos bandidos. “Na maioria das vezes, a vítima não consegue reconhecer que está sendo prejudicada pelo aliciador. Os traficantes dissimulam o crime oferecendo ajuda e atraem as vítimas com vantagens ou proteção”, alerta.


Em Pernambuco, a campanha está sob a coordenação da secretaria de Defesa Social do, que distribuirá o material nas cidades de Recife, Olinda e Bezerros durante a apresentação de blocos - Galo da Madrugada, Papangu de Bezerros, Bacalhau do Batata - e agremiações carnavalescas de Olinda.
Já em São Paulo, o lançamento oficial da campanha na noite desta sexta-feira (20), às 22h, no Sambódromo, Parque Anhembi. Taxistas, caminhoneiros, agentes de viagem e funcionários de estabelecimentos freqüentados por turistas serão capacitados para atuar como multiplicadores das informações.

De março a junho o trabalho será feito nas comunidades remanescentes de Quilombolas do Vale do Ribeira no estado paulista, com visitas a escolas e associações comunitárias. Investigações da Polícia Federal e do Ministério Público de São Paulo concluíram que essa região é alvo de aliciadores devido ao desemprego e baixa renda da população. A estimativa é orientar mais de cinco mil pessoas. // Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário: