sábado, 28 de fevereiro de 2009

Modelo Projeto Monográfico Facet



CURSO DE MONOGRAFIA JURÍDICA I
NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES, PESQUISA PERMANENTE E EXTENSÃO - NAPPE







TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO

NOME DO ALUNO (COMPLETO)
MATRÍCULA








TIMBAÚBA
MÊS - ANO

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX






TÍTULO DO PROJETO









Projeto de Pesquisa apresentado ao Prof. __________________________________ , como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação em ______________________ , tendo como orientador de conteúdo o Prof._______________________________ .








FACET
TIMBAÚBA
MÊS - ANO
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX








Em consonância ao estatuído pela Resolução Nº 02/2006 da Faculdade de Ciências de Timbaúba, a qual dispõe sobre a regulamentação interna do trabalho de conclusão de curso (TCC), declaro aceito o aluno________________________________________________________como meu orientando, nos termos do artigo 4º, parágrafo 1º, da supracitada Resolução.


Professor: _________________________________________
Matricula: ___________________
Assinatura: ________________________________________








XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO.............................................................3

2- OBJETIVOS.................................................................4

3- JUSTIFICATIVA............................................................5

4- METODOLOGIA............................................................7

5- CRONOGRAMA.............................................................8

6- BIBLIOGRAFIA.............................................................9

7- ANEXOS....................................................................10


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

1-INTRODUÇÃO
(O QUE É O TEMA?)

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver.

· Desenvolver genericamente o tema
· Anunciar a idéia básica
· Delimitar o foco da pesquisa
· Descrever as motivações que levaram à escolha do tema
· Definir o objeto de análise: O QUÊ SERÁ ESTUDADO? (o objeto poderá ser um ponto autônomo)
· Situar o tema dentro do contexto geral de sua área de trabalho:

(0 QUE JÁ FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?)

Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços.
A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.

DICAS:
A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo.
Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado.
Apontar alguns dos autores que serão consultados.
Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema.
As citações literais deverão aparecer sempre entre aspas, indicando a obra consultada. CUIDADO COM O PLÁGIO!
As citações devem especificar a fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA)
Citações literais, utilizar fonte nº 11.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

2- OBJETIVOS
(VAI BUSCAR O QUÊ?)

Aqui o aluno deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar.
A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.
O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.
Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos para iniciar os objetivos:
· Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir)
· Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar)
· Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

3- JUSTIFICATIVA
(POR QUE FAZER?)

Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve indicar:
· A relevância social do problema a ser investigado.
· As contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliar as formulações teóricas a esse respeito.
· A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

4- METODOLOGIA
(COMO FAZER?)

· Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, de campo, etc. )
· Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação, doutrina, jurisprudência, etc.
· Listar bibliotecas visitadas até o momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaboração do trabalho final.
· Indicar outros recursos: jornais, periódicos, Internet.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

5- CRONOGRAMA
(EM QUANTO TEMPO FAZER?)

A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica.

MÊS/ETAPAS
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Mês 5
Mês 6
Mês 7
Mês 8
Mês 9
Mês10
Mês 11
Escolha do tema
Levantamento bibliográfico
Elaboração do anteprojeto
Apresentação do projeto
Coleta de dados
Análise dos dados
Organização do roteiro/partes
Redação do trabalho
Revisão e redação final
Entrega da monografia
Defesa da monografia
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

6-BIBLIOGRAFIA
(QUAL O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO UTILIZADO?)
· A bibliografia utilizada no desenvolvimento do projeto de pesquisa (pode incluir aqueles que ainda serão consultados para sua pesquisa).
· A bibliografia básica (todo material coletado sobre o tema: livros, artigos, monografias, material da internet, etc.)
· Na bibliografia final listar em ordem alfabética todas as fontes consultadas, separadas por tipo. Apenas a título de exemplo, a seguir, veja como citar alguns dos tipos de fontes mais comuns:
Livros:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP: Atlas, 1992.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996.

Artigos de revistas:
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro. v.38, n. 9, set.1984. Edição Especial.

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex. Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.

Material da Internet
SÃO PAULO. (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente. São Paulo,1999. v. 1. Disponível em: <
http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm> . Acesso em : 8 mar.1999.

SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, nov.1998.Seção Ponto de Vista. Disponível em <
http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> Acesso em: 28 nov.1998.
3cm.
3cm.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


7- ANEXOS
2cm

Você pode anexar qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, documentos ou parte de documentos, resultados de pesquisas, etc.


Indicações para apresentação gráfica de seu projeto:

· Utilizar papel branco, A4.
· Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, estilo normal, tamanho 12.
· Citações com mais de três linhas, fonte tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4cm da margem esquerda.
· Notas de rodapé, fonte tamanho 10.
· Todas as letras dos títulos dos capítulos devem ser escritas no canto esquerdo de cada página, em negrito e maiúsculas.
· Cada capítulo deve começar em folha nova.
· O espaçamento entre linhas deve ser 1,5.
· O início de cada parágrafo deve ser recuado de 2cm. da margem esquerda.
· As margens das páginas devem ser: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm.
· Impressão em única face
· Texto na cor preta (salvo para ilustrações, etc., se for o caso)
· O número da página deve aparecer na borda inferior direita, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da Introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto. Não contar a capa para efeito de numeração.

Um comentário:

Anônimo disse...

ehhh...
mãos à obra!