terça-feira, 19 de agosto de 2008

Secretário Nacional de Justiça apresenta parecer favorável a extradição de Abadia

O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, deve apresentar ainda nesta terça-feira (19) parecer favorável à extradição do traficante colombiano Juan Carlos Abadia para os Estados Unidos.

Segundo informações do Ministério da Justiça (MJ), Tuma Júnior avalia que o provável julgamento de Abadia pela Justiça dos EUA – onde ele é acusado por mais de 15 assassinatos e por narcotráfico – será mais útil, pedagógico e econômico para o Brasil. O parecer de Tuma Júnior será analisado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que já estaria disposto a autorizar a extradição de Abadia. Por último, faltaria apenas a assinatura do acordo de extradição por parte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que o traficante seja extraditado, de imediato – possivelmente ainda nesta semana. Para o secretário Nacional de Justiça, a extradição de Abadia ajudará o Brasil a desarticular quadrilhas que ainda agem no Brasil sob o comando do traficante. Isso aconteceria a partir de revelações que o traficante poderá fazer a Justiça norte-americana para reduzir as penas pelas quais deverá ser condenado nos EUA, a fim de obter a delação premiada - benefício dado ao acusado que, ao colaborar com a Justiça, ajuda a desvendar o crime. No acordo de extradição, o governo brasileiro pedirá que os EUA repassem ao Brasil qualquer informação de interesse do país, principalmente, as que possam colaborar com o combate a organizações criminosas que agem por aqui. De acordo com o MJ, os EUA também se comprometerão a não aplicar pena superior a máxima prevista na lei brasileira, fixada em 30 anos. Após a extradição, Abadia ficará proibido de voltar a pisar em território brasileiro.
STF
A extradição de Abadia foi aprovada, por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março deste ano. No Brasil, o traficante colombiano é acusado pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Abadia está preso no Presídio Federal de Campo Grande (MS). No último dia 7, o MJ informou que a Polícia Federal descobriu um plano de fuga envolvendo Abadia e o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Nenhum comentário: