segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Transferência eletrônica: um canal aberto para a lavagem de dinheiro

Foto: Google

Autoridades internacionais há anos vêm alertando para o crescente uso de transferências eletrônicas como canal de lavagem de dinheiro.
Segundo estatísticas apresentadas pelo Estudo de Pagamentos e da Reserva Federal dos Estados Unidos, a utilização normal das transferências também contribui para seu incremento, uma vez que nos últimos anos vem aumentando a aceitação tanto por parte do consumidor quanto das entidades comerciais, facilitando a conveniência da velocidade, confiança e integração destes sistemas no comércio eletrônico.

A transferência eletrônica tem revolucionado e adquirido avances tecnológicos cada vez mais sofisticados, causando inovações e menores custos de manutenção destes serviços. Se de um lado o sistema facilita transferências dos valores, por outro contribui para a lavagem dos capitais originariamente ilícitos, gerando dificuldades no rastreamento da origem ilícita dos bens.
A utilização destes produtos tem largas vantagens para os usuários e provedores, no entanto, vale acrescentar que acarretam novos e fundados riscos que necessitam ser identificados e administrados, especialmente nas instituições financeiras que têm contas de clientes, provenientes de serviços de pagamento e conciliam transações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estimado Professor Palitot,

Um grande desafio ao direito se aproxima com o aumento das transferencia eletrônicas, oferecer uma regularizaçao mais rigorosa será o primeiro passo.

parabens pela matéria,