sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e sua possível infiltração no Brasil


A revista colombiana Cambio denunciou que uma suposta presença de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil teria chegado "às mais altas esferas do governo”, o que é bastante preocupante. O Ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos e coordenador do Plano Amazônia Sustentável (PAS), Roberto Mangabeira Unger, negou peremptoriamente que guerrilheiros estejam em território nacional. Mas isto não é suficiente, o governo brasileiro tem a obrigação de investigar a fundo a informação noticiada pela revista colombiana.
Segundo informações da agência argentina Telam, a revista colombiana Cambio divulgou que dirigentes políticos, militares e membros da Justiça brasileira manteriam contato com a guerrilha. Ainda segundo informações publicadas pela revista, foram encontrados no correio eletrônico de Raúl Reyes – o número dois das Farc morto por tropas colombianas durante operação em território equatoriano – os nomes de cinco ministros, de um procurador-geral, de um assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de cinco deputados, de um conselheiro e de um juiz.
“Não há presença das Farc na região. As nossas Forças Armadas têm sido muito eficazes em assegurar a integridade das nossas fronteiras. Mas é verdade que a Amazônia é a nossa maior preocupação de defesa hoje”, informou o Ministro Roberto Mangabeira Unger.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: